Não quer gastar anos fazendo terapia? Conheça a TCC.
12 de novembro de 2018
“… meu amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu polidamente e desejou um bom final de semana ao jornaleiro. Descendo a rua eu perguntei: ‘por que você é tão educado e amigável quando o jornaleiro sempre o trata tão mal?’ E ele respondeu: ‘porque não quero que ele decida como eu devo agir.’” Harris, SydneyTerapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma forma de terapia a curto prazo, focada no momento presente e baseada na ideia que o modo como a pessoa sente e pensa, afeta como ela se comporta. O foco é a resolução do problema e o objetivo final é mudar os pensamentos nocivos e torná-los saudáveis.
Apropriada para crianças, adolescentes e adultos e também para indivíduos, famílias e casais, a TCC pode ajudar em uma grande variedade de problemas: é muito efetiva no tratamento de depressão, em casos de ansiedade generalizada, estresse pós-traumático, estresse em geral, problemas de controle da raiva, síndrome do pânico, agorafobia, fobia social, dificuldades no casamento, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade infantil, vício em jogos, vício em internet/smartphone e desordens depressivas. Em alguns casos, também pode ser efetiva como intervenção para dores crônicas.
A TCC combina conceitos comportamentais e conceitos cognitivos e conclui que o modo como a pessoa percebe a situação determina suas reações, muito mais que a situação ocorrida. Quando a pessoa está angustiada, desencorajada ou irritada, sua compreensão da situação pode não ser realista. Mudar como o paciente pensa e enxerga o mundo, muda as suas reações em relação às circunstâncias.
A TCC é focada no presente, em problemas pessoais atuais e em como encontrar a melhor forma de resolvê-los. O gol da TCC é fazer o paciente se envolver em seu próprio tratamento, para que não se torne dependente do terapeuta e também para melhorar a sua vida e ajustar os seus pensamentos.
Na TCC, o paciente aprenderá a identificar os pensamentos que causam dor e desconforto sobre seus problemas atuais e determinar se eles são ou não realistas. Se eles não forem realistas, o paciente aprenderá algumas habilidades para identificá-los e ajustá-los. Quando tiver uma visão mais realista, o terapeuta ajudará a criar um plano para lidar com a situação. Muitas vezes passará tarefas para fazer entre as sessões, para que o paciente aprenda a colocar em prática o que aprendeu durante a sessão.
Se você se identifica com as dificuldades citadas e não quer gastar anos fazendo terapia, procure fazer a TCC. Ela é uma terapia rápida, que usa métodos científicos para medir e acompanhar a evolução do paciente e, geralmente, é a única escolha para aquelas pessoas que não conseguem sair do lugar. É a melhor opção de tratamento: concreta, moderna, rápida, com menos custos e bem-sucedida para muitos.