Otimismo x Pessimismo
5 de abril de 2018
Atualmente coaching esta em moda e eles dão a entender de que o otimismo é a melhor atitude. Vou te mostrar o porque não concordo com isso.
O otimismo é enxergar tudo pelo lado bom, esperar o melhor resultado. A maior vantagem deste é persistir e seguir em frente sem se abalar com o fracasso.
Se existisse apenas otimismo e pessimismo, o primeiro seria facilmente a escolha certa, mas fracassa quando começa a esperar sempre por bons resultados sem corrigir o que causou a falha. Se não houver correção, continuarão tendo os mesmo resultados pobres.
Pessimismo é esperar pelo pior e/ou julgar a situação pelo lado desfavorável, por exemplo: se lamentar, perder as esperanças, olhar apenas os defeitos pessoais e etc.
Parece que não tem nada que pode ser aproveitado disso, mas existe. De todas as coisas que o pessimismo oferece, existe um pensamento frequente: “eu queria que isso nunca tivesse acontecido”. Do modo que esta não é muito interessante e nem útil, mas se mudar um pouco e transformar em “eu queria que isso nunca tivesse acontecido, mas se acontecer novamente, o que eu faria para conseguir um resultado melhor?”. Nada mal, certo?
Portanto, a melhor atitude de uma pessoa é lidar com as situações de modo realista, utilizando o otimismo em momentos chaves e com uma pitada de pessimismo; Ter uma atitude realista não é ter expectativas, nem boas nem ruins, é entender a situação como ela é, com todas as falhas e contratempos, pois a partir do entendimento é possível criar uma estratégia para chegar á solução, sem se deixar abalar por resultados ruins.