G.Ferraz

Ansiedade e angústia na adolescência

25 de abril de 2018

Tenho certeza que você já ouviu falar que a adolescência é a fase mais complicada da vida humana, sobre os hormônios e blablablá. Eu não vim aqui falar o que você já sabe.

A adolescência é uma fase de desentendimento; Da vida social, amorosa e dos compromissos; Da expectativa que os pais depositam no filho(a) e a vontade deles de obter sua individualidade, dos aprendizados passados influenciando nas escolhas do presente que afetarão o futuro. Essas entre tantas outras coisas( conflitos familiares, ambiente, etc) são agravados pelos hormônios.

Em uma fase tão difícil em termos de decisões vai haver ansiedade e angústia. A ansiedade é o medo de algo que pode acontecer no futuro. E sua prima mais nova, angústia, é: vontade de chorar, aperto no peito, não saber o que fazer, o sentimento de desespero que aparece sempre você precisa de fazer uma escolha difícil, ou quando se vê “preso” em uma situação “sem saída”. E irei falar brevemente das seguintes situações que invocam tais sentimentos, neste e nos próximos textos:

Socialização x vida amorosa x mudança física: Na adolescência ter uma vida social passa a ser um dos pontos principais, pois é um treinamento para vida adulta. Tão importante quanto, é se relacionar afetivamente(namoro e etc), mas afeta a vida social de forma boa se tiver sucesso e de forma ruim se fracassar. A mudança física, além de causar dor, pode causar “deformidades”e os abala muito pois se preocupam em como são vistos pelos outros e o que acham de si mesmo.

Individualidade x expectativa parental: A luta entre ser o que quer ou se tornar o que os pais desejam. De tudo o que aprendeu, rejeitar ensinamento que acham desnecessários dos pais, enquanto aprende novas coisas no seu ambiente(escola, trabalho, amigos e etc.) para o estilo de vida que sonham.

Futuro x Presente x Passado: A adolescência é uma fase de descoberta onde a pessoa tenta preservar o que ela tem sido ao mesmo tempo que tenta encontrar novas formas de ser. E em meio a esse conflito angustiante, ainda precisa decidir se vai “gastar tempo” descobrindo quem ele é, ou “gastar tempo” planejando para um futuro. Porém, sem saber quem ele é, como saber o que vai querer do futuro?

Hormônio x Humor: O estado de espírito que a pessoa esta depende apenas do que ela acha: Se ela acredita que a situação é boa, então será agradável, se ela pensa que a ocasião é ruim, então será desagradável. Os hormônios apenas aumentam esses estados, assim como a gasolina alimenta o fogo.

Cada adolescente é único, alguns sentem mais e outros menos a confusão dessa fase. Para os “aborrecentes” que sentem mais, os familiares sofrem sem saber o que acontece, o que fazer ou porque agem assim. Esses textos vão mostrar um pouco das dificuldades dos adolescentes, e espero que no final você consiga entender melhor o mundo deles, para que saiba como agir, ajudar ou conviver com um.

 

Veja também

Ler este artigo poderá salvar uma vida Só leia este artigo se você não precisa de terapia Bullying: mimimi ou problema? Projeto Escola Segura: Posso, gratuitamente, ajudar você a salvar vidas Vou lhe decepcionar e você vai ganhar algo com isso

Redes Sociais

Acompanhe

Assine a Newsletter