G.Ferraz

Conheça o relaxamento progressivo de Jacobson

10 de julho de 2018

O relaxamento progressivo de Jacobson foi criado pelo Dr. Edmund Jacobson em 1292 para tratar pacientes com ansiedade, quando ele percebeu que, relaxando os músculos, a ansiedade reduzia.

Observe uma pessoa assistindo um filme de suspense ou terror. Você perceberá que seus músculos estarão todos tensionados, pois seus instintos estão programados para fugir ou se defender a qualquer momento. Este estado se chama tensão. A tensão é um estado mental e físico, onde seus músculos não estão relaxados e nem contraídos, estando em um “meio termo”.

O relaxamento de Jacobson funciona induzindo você a contrair e, logo em seguida, relaxar um músculo específico de seu corpo, para que você saia gradativamente deste estado de “meio termo” entre o relaxamento e a contração muscular. Em termos científicos, seus músculos estão ligados por uma substância química, a actomiosina, e quando você faz movimentos repetitivos você induz a quebra da ligação entre ela, separando-a em actina e miosina, relaxando-os.

Você deve fazer o relaxamento preferencialmente deitado, mas é possível também fazê-lo sentado. Siga as instruções do narrador conforme ele te conduz; não atrase e nem adiante, apenas acompanhe a sequencia fielmente. Se sentir alguma dor na região do exercício, não o faça, pule.

Ele ajuda em muitas situações: Melhora fibromialgia (tensão muscular por muito tempo), diminui a ansiedade, diminui pensamentos incômodos, em alguns casos pode até diminuir ataques epiléticos, etc.

Este é um exercício muito eficiente para vários propósitos, principalmente para aquelas pessoas que têm uma grau de ansiedade médio. Siga as instruções fielmente e você terá bons resultados.

Veja abaixo um vídeo que encontrei no Youtube que demonstra todos os passos do relaxamento:

 

Veja também

Ler este artigo poderá salvar uma vida Só leia este artigo se você não precisa de terapia Bullying: mimimi ou problema? Projeto Escola Segura: Posso, gratuitamente, ajudar você a salvar vidas Vou lhe decepcionar e você vai ganhar algo com isso

Redes Sociais

Acompanhe

Assine a Newsletter