G.Ferraz

TPV: Tensão Pré-Vestibular

2 de agosto de 2018

Ainda me lembro como se fosse hoje: 16 anos de idade, coração disparado, palmas das mãos suando, pés inquietos, dedos batucando algum som desritmado sobre a madeira oca da mesa naquela festa que entrei sem ser convidado, mente “em branco” me impossibilitando de dizer as palavras como eu gostaria… E foi neste estado em que tomei coragem e fui conversar com a pessoa que me atraia (meu crush).

Você deve estar confuso neste momento se perguntando o que isso tem a ver com o vestibular. E a resposta é: tudo e nada. Nada, pois são situações bem diferentes. E tudo, pois ambas tem a mesma sensação bem incômoda: a tensão. Apesar de ser uma sensação natural e necessária, a tensão gera uma contradição infeliz, pois quanto maior a importância que você dá a algo, mais tenso você fica quando seus próximos passos serão capazes de influenciar nisso. Principalmente quando são passos considerados definitivos ou determinantes (como um vestibular, ou aquele momento crucial em que é necessário estabelecer o primeiro contato com o crush). E quanto maior a tensão, pior vai ser seu desempenho. A boa notícia é que existem várias formas de lidar com isso, e vou mencionar três delas: Preparação, relaxamento e auto-conhecimento.

Preparação: De nada adianta estar em um estado emocional favorável se você não estiver preparado. Portanto dedicar-se ao estudo e descobrir a melhor forma de entender, guardar e refletir o conteúdo estudado lhe ajudará muito a lidar com a tensão. A famosa “consciência tranquila” de que você fez a sua parte. Ainda assim, algumas pessoas confundem não estarem preparadas com não se sentirem preparadas, e essas são duas coisas muito diferentes; Na primeira você não se dedica o suficiente para aprender o necessário e tem consciência disso. Na segunda, você se preparou bem ou o melhor que pôde, mas ainda assim se sente inseguro. Se você já se viu no segundo caso em situações constantes, talvez uma ajuda profissional possa te ajudar.

Autoconhecimento: Todas as ações de uma pessoa nos falam algo sobre ela. Em um atendimento realizado notei que, em seu cotidiano, o paciente evitava expor suas opiniões, falar sobre coisas que o desagradava, corrigir seus filhos quando necessário e outras ações semelhantes que eram impedidas por um pensamento comum e oculto: “Confrontos são ruins e precisam ser evitados a qualquer custo”. Ao identificar e combater esse pensamento inibidor, teve a possibilidade de pensar e agir diferente. Com isso, falou para o dentista que a prótese o estava machucando e esta logo foi consertada. Manteve um diálogo melhor com os filhos aumentando a colaboração dos mesmos. Enfim, o autoconhecimento o deu a chance de agir e pensar diferente, e o ajudou e muito a reduzir a tensão no seu cotidiano. Mas muitas vezes é difícil descobrir mais sobre si mesmo quando temos que fazer isso sozinho. Então preparei estas perguntas que podem ajudar uma pessoa a se autoconhecer em uma situação de vestibular: Por mais importante que seja passar no vestibular, não estou supervalorizando isso? E porque? Se eu não for bem, não posso tentar de novo? O que vai ser diferente em minha vida se eu não passar? E nas respostas destas perguntas, basta entender qual parte esta errada para fazer a mudança e lidar melhor com a tensão.

Relaxamento: O estado de relaxamento é a busca pelo total repouso dos músculos(corpo mole), pela ausência de preocupações ou pensamentos incômodos e por manter um sentimento de calma e tranquilidade. Ter autoconhecimento e estar bem preparado para o vestibular vão diminuir bastante a tensão e a ansiedade. No entanto, não serão suficientes para alcançar um estado de relaxamento. O estado de relaxamento é um forte aliado para você inverter o paradoxo da tensão: Quanto mais relaxado, maior a chance de você se dar bem em uma situação de tensão.É comum as pessoas relatarem ficar relaxadas após um dia na praia ou na hidromassagem, mas existem formas mais fáceis, práticas e acessíveis de alcançar este estado. Por exemplo: Yoga, meditação, banho quente, entre várias outras. O certo é descobrir qual a melhor para você e quais aquelas possíveis de aplicar nas situações necessárias. Um dos meus preferidos é o relaxamento progressivo de Jacobson. Meus pacientes têm bons resultados com ele. É simples e eficiente, e você ainda pode conhecer mais aqui mesmo no meu blog: Conheça o relaxamento progressivo de Jacobson

Existem várias formas de conquistar a habilidade de superar a tensão pré-vestibular(sim, é uma habilidade, e pode ser treinada), apenas apontei três das que costumam dar melhores resultados com meus pacientes. Boa sorte.

Veja também

Ler este artigo poderá salvar uma vida Só leia este artigo se você não precisa de terapia Bullying: mimimi ou problema? Projeto Escola Segura: Posso, gratuitamente, ajudar você a salvar vidas Vou lhe decepcionar e você vai ganhar algo com isso

Redes Sociais

Acompanhe

Assine a Newsletter